quinta-feira, 22 de julho de 2010

Homofobia faz vítima na região

Centro de Referência dá início a ações na região centro-norte

Uma lésbica de 39 anos, acompanhada de sua namorada, foi assassinada a pauladas por um homem, no bairro de Fonte Santa, na cidade de Teresópolis, estado do Rio de Janeiro, Cristiane de Medeiros Brígido foi espancada por um taco de sinuca, em frente ao estabelecimento. O bairro amanheceu chocado na manhã de sexta-feira, dia16, por conta do fato.

O Centro Regional de Promoção da Cidadania LGBT – Hanna Suzart, que atende a região centro-norte do Estado, com sede em Nova Friburgo, esteve nesta terça, dia 20 de julho, na cidade de Teresópolis, representado pela coordenadora do centro Silvia Furtado, juntamente ao advogado e assistente social do órgão, para apurar e acionar as autoridades locais sobre o assassinato.

A notícia que corria era a de que o dono do bar teria fechado o estabelecimento e desaparecido, sem “se meter” na briga. Segundo denúncias a vítima era vizinha ao estabelecimento e nem o proprietário nem moradores da vizinhança teriam feito nada para impedir o ato de violência. O agressor, Vantuil Batista Bastos de 53 anos, que alegou legítima defesa, foi preso em flagrante, acusado de lesão corporal seguido de homicídio.

Centro de Referência dá apoio à família da vítima e promete acompanhar o caso

Os representantes do Hanna Suzart estiveram com delegado da cidade e com a família da vítima. Com o delegado, a equipe pode constatar que o inquérito policial está sendo bem encaminhando com elementos suficiente para uma futura condenação do agressor. O delegado declarou ainda que o crime se qualifica como o homofobia. Silvia Furtado prometeu acompanhar o caso de perto. Tanto a vítima quanto sua companheira já haviam sido ameaçadas por Vantuil anteriormente.

E equipe do centro esteve ainda com a família da vítima, que estava chocada com o acontecido, prestando apoio e fazendo contato com a rede de serviços locais. A ação visa construir uma assistência de apoio e proteção, em toda região, para população LGBT, assim como aos seus amigos e familiares. A equipe terá ainda um novo encontro com os parentes de Cristiane para dar início ao atendimento psicológico.

O Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – Hanna Suzart, atende a familiares, amigos e toda população LGBT dos municípios de Cachoeira de Macacu, Cantagalo, Bom Jardim, Duas Barras, Macuco, Cordeiro, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Carmo, Trajano de Moraes e Teresópolis – região centro-norte fluminense.

O Hanna Suzart conta com serviços de atendimento jurídico, social e psicológico para a população LGBT, familiares e amigos vítimas de violência, além de ser um centro irradiador de informações e mobilizações em políticas públicas de combate a homofobia e promoção da cidadania LGBT.

O CRR é uma parceria de Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e difusos, e integra o Programa Estadual Rio Sem Homofobia. O Hanna Suzart fica na Avenida Alberto Braune, 223 – Centro – Nova Friburgo, telefone (22) 2523-7907/ (22) 9204 3641. Endereço eletrônico: friburgo.lgbt@hotmail.com

Homofobia = rejeição + ódio + aversão + discriminação + violência contra LGBT

Organização:

Informações: (22) 9102-4760 / 9816-3938/ 9858 -0333/ 9204-3641 E-mail: moverse@yahoo.com.br


Realização:

Grupo Mover-se – Movimento da Diversidade Sexual na Serra


Apoio:
Prefeitura de Nova Friburgo
Centro Regional de Prevenação e Combate a Homofobia Hanna Suzart
Av. Alberto Braune 223, Centro - Nova Friburgo - RJ
(22) 2523 7907 friburgo.lgbt@hotmail.com
Governo do Estado do RJ
SEASDH
SUPERDIR
Grupo Arco-Iris