quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Nova Friburgo sediou encontro regional sobre diversidade sexual


Evento teve como foco gestores de 101

escolas de 15 municípios da região serrana



(SECOM/NF) A ‘1ª Jornada de Educação e Cidadania LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) do Estado do Rio de Janeiro’, que aconteceu nesta quarta-feira, 14, das 9h às 17h no colégio estadual professor Jamil El-Jaick, contou com vídeos, palestras e debates para informar os diretores de escola - o público-alvo do encontro - sobre diversidade sexual nas instituições de ensino público.

Organizada pela Secretaria estadual de Educação em parceria com a Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, em Nova Friburgo, a Jornada concentrou três coordenadorias regionais serranas, congregando 101 escolas de 15 municípios. O objetivo do encontro, o sétimo realizado até agora, foi sensibilizar os gestores sobre a cidadania da população LGBT, o respeito e a aceitação da orientação sexual dos alunos, o combate à homofobia e a convivência pacífica nas escolas.

A assistente da Coordenação de Diversidade Educacional da Secretaria estadual de Educação, Sílvia Cruz, revelou que, de acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), o índice de evasão escolar por conta de discriminação sexual é de 20%. Ela espera que os diretores de escolas que participaram da ‘1ª Jornada de Educação e Cidadania LGBT’ atuem como multiplicadores, repassando as discussões para os professores e planejando ações pedagógicas “para enfrentar a realidade existente nas escolas”.

Segundo acrescentou Sílvia, “as discussões sobre diversidade sexual agora viraram política pública”. De fato, a Lei nº 3406, de 15 de maio de 2000, estabelece penalidades aos estabelecimentos localizados no Rio de Janeiro que discriminem pessoas em virtude de sua orientação sexual. E por meio do decreto nº 40822, de 2007, foi constituída a Câmara Técnica para a elaboração do programa estadual de combate à homofobia e promoção da cidadania da população de lésbicas, gays, bissexuais travestis e transexuais.

Participaram da Jornada em Nova Friburgo, o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria estadual de Assistência Social, Cláudio Nascimento e Silva; a coordenadora de Diversidade Educacional da Secretaria estadual de Educação, Rita de Cássia Rodrigues da Silva; a coordenadora do Centro de Referência e Combate à Homofobia de Nova Friburgo, Sílvia Furtado, e o vice-presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homofobia = rejeição + ódio + aversão + discriminação + violência contra LGBT

Organização:

Informações: (22) 9102-4760 / 9816-3938/ 9858 -0333/ 9204-3641 E-mail: moverse@yahoo.com.br


Realização:

Grupo Mover-se – Movimento da Diversidade Sexual na Serra


Apoio:
Prefeitura de Nova Friburgo
Centro Regional de Prevenação e Combate a Homofobia Hanna Suzart
Av. Alberto Braune 223, Centro - Nova Friburgo - RJ
(22) 2523 7907 friburgo.lgbt@hotmail.com
Governo do Estado do RJ
SEASDH
SUPERDIR
Grupo Arco-Iris