sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Um fim de semana mais ‘colorido’

5ª Parada do Orgulho LGBT em Nova Friburgo

terá ações de lazer, cultura, educação e cidadania

(SECOM/NF) Nos próximos dias 20, 21 e 22, o respeito à diversidade sexual, assim como a cultura LGBT, será o tema da ampla programação de eventos em Nova Friburgo e que terminarão na tradicional ‘Parada do Orgulho LGBT’, que vai ser realizada pelo quinto ano, através da avenida Alberto Braune. Uma festa que costuma atrair muita gente, que aproveita o evento para manifestar seu apoio e celebrar a diversidade.

Na sexta-feira, 20, acontecerá um coquetel de abertura da programação no Palácio da Cultura, antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, seguido de esquete teatral, show de drags queens e slide-show com vídeos; será apresentado ainda o tema da festa desse ano: ‘Pra não dizer que não falei das flores’. Homofobia, criminalização já! A música de Geraldo Vandré inspira a parada desse ano, tendo por base a triste situação da discriminação e violência contra LGBT na região e em todo País. Ainda assim, o evento reforçará a necessidade de cada um “dar a volta por cima”, e mesmo sendo alvo de discriminação, ir à luta para defender os seus direitos de amar livremente.

Enfrentando a homofobia

Um seminário pela cidadania LGBT acontecerá no sábado, 21, a partir das 9 horas, na Usina Cultural Energisa. O tema inicial será ‘Enfrentando a homofobia, discutindo as sexualidades e promovendo a cidadania LGBT’, que será iniciado com o café da manhã da diversidade, após o qual terá sequencia o tema principal do evento ‘Pra não dizer que não falei das flores. Homofobia, criminalização já!’, além de oficinas com o grupo Arco Íris, do Rio de Janeiro.

Ainda no sábado, a partir das 13 horas, na praça Dermeval Barbosa Moreira, acontece também a Feira ‘Mover-se’ pela Cidadania, com espetáculos de drags, a cantora de MPB Manu, djs, e atrações convidadas do Rio. O Ônibus da Saúde estará no local distribuindo informativos sobre saúde e cidadania LGBT, preservativos e fazendo a vacinação contra hepatite B.

A partir das 22 horas, ainda do sábado, começam os agitos com a Festa Oficial da 5ª ‘Parada do Orgulho LGBT’ de Nova Friburgo, na quadra da Unidos da Saudade, com djs, drags, gogo boys, gogo girls da cidade e do Rio. Somente para este evento será cobrado ingresso, sendo que a classificação etária é de 18 anos.

O ponto máximo será, no domingo, 22, na praça Dermeval Barbosa Moreira, a partir das 13 horas, com a concentração da Parada do Orgulho LGBT de Nova Friburgo, trio elétrico, djs e drags cariocas, delegações de ativistas dos municípios do Estado, presença de artistas, personalidades e autoridades.

Contra a discriminação

Todos os eventos estão relacionados às reivindicações dos gays, lésbicas, travestis e transgêneros, entre as quais se destacam: a aprovação do projeto de lei Nº 122/06, que criminaliza a homofobia, equiparando-a ao crime de racismo, uma lei municipal contra a discriminação a LGBT e a favor de políticas públicas municipais de defesa e garantia dos direitos LGBT.

As festividades da 5ª Parada do Orgulho LGBT são realizadas pelo Movimento da Diversidade na Serra - Mover-se, com apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através do Centro de Referência Hanna Suzart, grupo Arco-Iris, Secretaria Estadual de Assistência Social e de Direitos Humanos, através da Superintendência dos Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Coordenação Municipal de Prevenção de DST/AIDS de Nova Friburgo e da Fundação Cultural Ormeu Junqueira Botelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homofobia = rejeição + ódio + aversão + discriminação + violência contra LGBT

Organização:

Informações: (22) 9102-4760 / 9816-3938/ 9858 -0333/ 9204-3641 E-mail: moverse@yahoo.com.br


Realização:

Grupo Mover-se – Movimento da Diversidade Sexual na Serra


Apoio:
Prefeitura de Nova Friburgo
Centro Regional de Prevenação e Combate a Homofobia Hanna Suzart
Av. Alberto Braune 223, Centro - Nova Friburgo - RJ
(22) 2523 7907 friburgo.lgbt@hotmail.com
Governo do Estado do RJ
SEASDH
SUPERDIR
Grupo Arco-Iris