terça-feira, 18 de maio de 2010

Dia internacional combate a homofobia é comemorado com apoio da população por avanços sociais na cidade


Estudantes manifestam espontaneamente apoio às causas LGBT


O Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT – Hanna Suzart comemorou o dia internacional de combate a homofobia, na última segunda, 17, colhendo assinaturas da população friburguense em apoio ao projeto de lei 013/09 que proíbe discriminação a pessoas em razão de sua orientação sexual. O 17 de maio é comemorado como o dia internacional de combate a Homofobia, pois neste mesmo dia, no ano de 1993, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação de doença.

O projeto de lei 013/09 ainda nem foi apresentado a Câmara Municipal de Nova Friburgo, mas já tem despertado interesse desde que a população tomou conhecimento de sua existência, por se tratar de uma proposta de lei que criminaliza a discriminação em razão da orientação sexual, garantindo os direitos e a cidadania da diversidade, o que vai de encontro as reivindicações dos Centro de Referência.

A ação foi bem recebida pela população friburguense, foram recolhidas centenas de assinatura, com adesão principalmente de estudantes, que numa demonstração de apoio e esclarecimento, compareceram maciçamente a barraca montada especialmente para evento e decorada com bandeiras do arco-íris, símbolo internacional da militância LGBT.

O Centro Referência é um convênio entre o Governo Municipal e de Estado, que além de acolher e atender a população, parentes e amigos LGBTs, orienta a população em geral sobre os direitos LGBTs, forma e fortalece uma rede social de apoio, sensibiliza e capacita gestores públicos, participa da formação e adequação de políticas públicas e contribui para formação de um banco de dados estadual sobre homofobia.

Centro de Referência já conta com equipe para atendimento ao público e tem data marcada para inauguração

Durante a ação a equipe do Hanna Suzart já pode contar com o apoio de novos profissionais - um advogado, uma psicóloga, uma assistente social e um auxiliar administrativo - selecionados a partir de um edital público, seleção de currículos e entrevista, realizados juntamente com a Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado.

O Hanna Suzart está com a cerimônia de inauguração prevista para o dia 07 de junho, com horário e local a serem definidos, a partir de então os atendimentos e as ações em conjunto com a população da região centro norte-fluminense terão início efetivamente, no endereço: Avenida Alberto Braune, 223 - Centro – antiga Rodoviária Leopodina. Horário de funcionamento: 09 ás 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homofobia = rejeição + ódio + aversão + discriminação + violência contra LGBT

Organização:

Informações: (22) 9102-4760 / 9816-3938/ 9858 -0333/ 9204-3641 E-mail: moverse@yahoo.com.br


Realização:

Grupo Mover-se – Movimento da Diversidade Sexual na Serra


Apoio:
Prefeitura de Nova Friburgo
Centro Regional de Prevenação e Combate a Homofobia Hanna Suzart
Av. Alberto Braune 223, Centro - Nova Friburgo - RJ
(22) 2523 7907 friburgo.lgbt@hotmail.com
Governo do Estado do RJ
SEASDH
SUPERDIR
Grupo Arco-Iris