terça-feira, 13 de outubro de 2009

A diversidade sexual e a educação é tema de jornada que acontecerá em Nova Friburgo

A 1ª Jornada de Educação e Cidadania LGBT- RJ e o Enfrentamento da Homofobia busca capacitar gestores na educação

Nova Friburgo será sede para o encontro da 1ª Jornada de Educação e Cidadania LGBT- RJ e o Enfrentamento da Homofobia, que tem como objetivo a consideração de que a construção da política pública estadual de combate à homofobia e a promoção da cidadania da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, no que diz respeito à Rede Estadual de Educação Pública, deve se orientar na promoção de políticas públicas para o reconhecimento, o respeito a valores da cultura de paz, de não violência, à diversidade e a não-discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

O evento tem como objetivo de informar gestores de educação pública estadual sobre o Programa Estadual Rio Sem Homofobia, em processo de implantação e sobre as políticas e ações do Programa, no âmbito da educação, para promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, e ainda, sensibilizar e mobilizar a gestão pública da educação estadual para aplicação das políticas e ações nas unidades escolares entre 2009 e 2014.

A 1ª Jornada de Educação e Cidadania LGBT e o Enfrentamento da Homofobia, foi dividida em 09 encontros regionais, nos 08 pólos da educação pública estadual, abrangendo as 30 coordenadorias regionais e mais o Pólo da Coordenadoria Especial de Unidades Escolares Prisionais Sócio-Educativas; considerando as deliberações da 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para LGBT do Rio de Janeiro, decreto de janeiro de 2008, e da Câmara Técnica para elaboração do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, decreto de junho de 2006.

Através de uma metodologia que inclui apresentação de vídeos, conferências, mesa-redonda, entre outras atividades, o encontro que será voltado para diretores de escolas regulares que oferecem ensino médio e educação de jovens e adultos e diretores das unidades prisionais e sócio-educativas. Estarão presentes representantes de Secretaria de Educação do RJ, Assistência Social em Diretos Humanos, Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos, Projeto Papo Cabeça, Projeto Entre Garotos, Laços e Acasos, Grupo Arco-Íris, Conselho Estadual LGBT-RJ, Associação de Travestis e Transexuais do Rio, Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Instituto Sara Kubitschek, Centro Latino America de Direitos Humanos e Sexualidade da UERJ entre outros.

A realização da Jornada em Nova Friburgo conta com o apoio de Centro Regional de Prevenção e Combate à Homofobia – Hanna Suzart e o Movimento da Diversidade Sexual na Serra – Mover-se. O evento será realizado nesta quarta, 14 de outubro, das 9h às 17h, no Colégio Estadual Jamil El-Jaick, rua Dr. Euclides Sólon Pontes, 33 – Centro. Informação: (22) 2521 2266, Coordenadoria - Serrana I, II e III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homofobia = rejeição + ódio + aversão + discriminação + violência contra LGBT

Organização:

Informações: (22) 9102-4760 / 9816-3938/ 9858 -0333/ 9204-3641 E-mail: moverse@yahoo.com.br


Realização:

Grupo Mover-se – Movimento da Diversidade Sexual na Serra


Apoio:
Prefeitura de Nova Friburgo
Centro Regional de Prevenação e Combate a Homofobia Hanna Suzart
Av. Alberto Braune 223, Centro - Nova Friburgo - RJ
(22) 2523 7907 friburgo.lgbt@hotmail.com
Governo do Estado do RJ
SEASDH
SUPERDIR
Grupo Arco-Iris