Organizada pelo Movimento LGBT da Região Serrana, foi realizada domingo, 22, a 6ª Parada do Orgulho Gay de Nova Friburgo, cuja concentração foi na Praça Dermeval Barbosa Moreira, seguindo até a Prefeitura, onde a coordenação promoveu discursos reivindicando a aprovação da lei contra a homofobia, que está na Câmara Municipal desde o ano passado.
Cerca de duas mil pessoas participaram neste ano do evento, que teve como tema O voto contra a homofobia, num protesto contra candidatos homofóbicos. Iniciada sábado, 21, o evento prosseguiu no domingo, ontem, 23, com o lançamento do Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT, e nesta terça, 24, com o 1º Seminário Regional de Cidadania LGBT.
O horário da parada mais uma vez não foi cumprido e foi alvo de muitas reclamações, contribuindo, inclusive, para a desistência de muita gente. A saída da caminhada até a Prefeitura, prevista para as 14h, só aconteceu pouco mais das 17h. Para o ano que vem várias coisas precisam ser reestudadas, pois nos dois últimos anos o número de participantes foi reduzido em relação aos primeiros anos do evento, quando mais de sete mil pessoas ganhavam a Avenida Alberto Braune.
A ex-prefeita Saudade Braga, que durante seu governo apoiou o movimento, incentivando o progresso e a valorização da comunidade LGBT friburguense, discursou: “Essa parada gay teve origem no período em que fui prefeita da cidade”, destacou.
Em frente à Prefeitura foi feita uma série de discursos contra a homofobia, os candidatos homofóbicos, a lei contra a homofobia, que está na Câmara Municipal para ser aprovada, e a necessidade de dar uma resposta nas urnas aos candidatos homofóbicos, votando contra eles.
Fonte: www.avozdaserra.com.br e www.friweb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário